5 erros a evitar numa entrevista de emprego

28-04-2021

  1. FALTA DE ESPONTANEIDADE

Para qualquer entrevista deve existir uma prévia preparação do candidato ao nível do negócio da empresa e da função que poderá vir a desempenhar no futuro.

Esta preparação, por outro lado, também está relacionada com algumas perguntas que poderão ser feitas durante a entrevista, às quais o candidato deve estar preparado para responder sem grande hesitação. É importante alertar, contudo, que a preparação deve ser doseada para não retirar a espontaneidade nas respostas.

Ser o mais espontâneo e natural possível poderá ser um fator diferenciador comparativamente a outros candidatos. 

  1. FALTA DE INTERESSE

Na fase final de uma entrevista geralmente existe um período para colocar questões ou dúvidas que tenham existido no decorrer da mesma. Esta é, por isso, uma boa oportunidade para colocar questões pertinentes.

A ausência de perguntas, quer no decorrer quer na fase final, pode revelar falta de interesse e poderá influenciar o decisor no momento de decidir quem avança para a próxima fase.

  1. EXCESSO DE CONFIANÇA

Uma questão colocada frequentemente numa entrevista de emprego é “quais os seus principais defeitos?”. Esta pergunta, não sendo uma abertura para o candidato se desvalorizar, é uma oportunidade para o candidato mostrar que sabe exatamente quais são as suas qualidades e, por isso, também está a par dos seus defeitos e aspetos a trabalhar no futuro.

É importante, assim, não mostrar arrogância nem excesso de confiança, mostrando à vontade quando este tipo de questões são colocadas. 

  1. EMPREGOS ANTERIORES

Tirar partido de algum momento da entrevista para tecer críticas sobre empresas, ex-patrões e/ou ex-colegas de trabalho é um erro comum e que deve ser evitado ao máximo.

Este comportamento revela falta de profissionalismo e pode colocar em jogo a possibilidade de avançar para uma próxima fase. Por essa razão, se pretende mencionar algumas experiências anteriores, deverá fazê-lo sempre pela positiva. 

  1. FALTA DE HONESTIDADE

Mostrar ter características diferentes das que realmente tem ou enaltecer qualidades que não possui, mais cedo ou mais tarde serão percebidos.

O recrutador poderá percecionar que não é uma pessoa segura ou de confiança, por isso não lhe será confiada a função numa dada empresa.

É importante causar uma boa primeira impressão.

Todos os Artigos